HTTPS e Google – A era dos sites seguros


A palavra de ordem é: “Tenha o seu site seguro”!

E por “site seguro” leia-se sites com protocolo HTTPS. No dialeto da Internet, Protocolo é um conjunto de regras e convenções utilizado na transferência de hipertexto (código das páginas web). Um protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol) recebe o “S” de seguro quando o servidor identifica que o site possui um certificado SSL (Secure Sockets Layer) garantindo que a transação dos dados entre usuário e servidor é criptografada, ou seja, codificada.

E por que ter um site em HTTPS se tornou algo importante neste momento? Atualmente, o Google está enviando e-mails aos responsáveis pelos sites que estão em HTTP, informando que o seu navegador (Chrome) passará a exibir, a partir de outubro/2017, um aviso de “NÃO SEGURO” em qualquer página sem HTTPS que possua campos para inserção de dados – como um formulário de contato ou log-in.

HTTPS e SSL para sites seguros

Além disso, recentemente a gigante dos sistemas de busca Google passou a considerar o uso de HTTPS como uma das métricas para aumentar a autoridade do site e, com isso, subir essas páginas para as primeiras posições dos resultados de buscas orgânicas (que não incluem anúncios do AdWords).

No Search Console do Google (painel administrativo para controle do SEO dos sites), há um quesito que fala sobre proteger os sites em HTTPS. Nele, fica clara a importância que está sendo dada a este tema pela empresa:

Os usuários esperam segurança e privacidade quando usam um website. Recomendamos que você adote o HTTPS para proteger a conexão dos usuários ao seu website, independentemente do conteúdo dele…”.

 

 Como eu adquiro um certificado SSL para ter o meu site HTTPS?

Existem muitas empresas CA no mercado que fornecem os certificados com as características citadas neste artigo. Sempre é importante estar atento às recomendações que foram citadas para evitar problemas e desgastes desnecessários no futuro.

Alguns servidores web oferecem o certificado, seja com um serviço extra ou com valor agregado ao pacote de serviços contratado, portanto verifique junto ao seu fornecedor deste serviço as condições para aquisição de um certificado SSL.

Em virtude desta necessidade atual e pelas demandas de nossos clientes, a Vega Web está oferecendo suporte total para aquisição e implantação do certificado em qualquer site que pretende realizar esta transição. Para obter mais informações, clique aqui e acesse nossos canais de atendimento através do formulário de contato.

Considerações finais sobre se ter um site HTTPS

Sempre temos que nos adaptar às mudanças de tecnologia que se apresentam. O exponencial crescimento de sites sendo criados diariamente é uma evidência de que a Internet está se tornando um ambiente cada vez mais profissional.

Decidir deixar o seu site em HTTP pode te levar a ficar para trás diante de sua concorrência. Se pensarmos em uma situação onde o usuário irá preencher um formulário de contato, provavelmente ele terá receio em continuar quando o Google Chrome apresentar a famigerada mensagem “NÃO SEGURO”. Isso poderá impactar negativamente em seu resultado de conversão, sem considerar o eventual “desaparecimento” de seu site nas buscas orgânicas.

Neste caso não temos escolha, é fazer ou fazer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *