Área Exclusiva para Clientes Vega Web
 
Em breve outras maneiras de redimensionar sua imagem
 
Config. de E-mail
Estatistica
Tratar Imagem
Sair
 

Seu IP:

54.205.160.82

   
  Redimensionar Imagem
   
 

Este tutorial ensina a mudar o tamanho e a resolução de imagens através de um programa de edição de imagem, de distribuição gratuita (shareware) chamado JPEG Imager, que funciona nos sistemas operacionais Windows 98 / ME / 2000 / XP / Vista. O prazo para uso do programa sem registro é de 30 dias.

Clique aqui para fazer o download desse software. O arquivo está compactado no formato .zip (1,2Mb). Após fazer o download você precisará descompactar o arquivo ".zip" em uma pasta de seu computador e, em seguida, instalar o programa. Basta clicar no arquivo "setup.exe" e seguir as instruções. Se você deseja visitar o site da produtora desse programa para saber mais ou baixar uma versão mais atualizada, clique aqui (em inglês).

Em geral, as imagens que são feitas com máquinas digitais ou digitalizadas (escaneadas) para trabalhos impressos são muito "pesadas" para a internet. Ou seja, o arquivo irá demorar para aparecer na tela do usuário de seu site ou para ser enviada como anexo de e-mail. Será importante redimensionar suas imagens antes de publicá-las em seu site ou enviá-las por e-mail.

NOTA: Quando falamos em "tamanho de imagem" podemos nos referir a:

  1. Tamanho do arquivo: Normalmente medido em bytes, Kbytes, Mbytes, etc. Por exemplo. Um arquivo de imagem que será colocado para ilustrar a página de um site terá, em média, entre 10Kb e 30Kb. Quanto maior a imagem, mais tempo demorará para aparecer na página do site.

  2. Tamanho da imagem na tela: A tela do computador é dividida em pontos, chamados pixels (px). Quanto maior a quantidade de pontos, maior a resoluão de seu monitor. Hoje em dia a resolução de tela mais utilizada é 1024px (horizontal) por 768px (vertical). Quando você for cortar uma imagem deve levar em consideração essa resolução. Por exemplo: uma imagem de 512px de largura por 384px de altura irá ocupar a metade da tela do computador, na resolução acima.

  3. Resolução da imagem: Refere-se à quantidade de pontos que cabem numa determinada área quadrada da tela ou do papel (geralmente medida em polegadas). Quanto maior a quantidade de pontos melhor é a resolução da imagem. Trabalhos impressos exigem uma quantidade maior de pontos por polegada, como 150, 300, 600 ou mais pontos por polegada (ppp ou dpi - dots per inch) para que as imagens fiquem bem definidas. Uma imagem para internet deve ter, no máximo, 96dpi. Mais que isso resultará em um arquivo desnecessariamente grande, sem ganhos para a definição. Em geral se usa 72dpi ou 80dpi.

Tratando uma imagem

O que iremos fazer são dois procedimentos:

1. Alterar o tamanho com que a imagem aparece na tela do computador. Usaremos medidas em pixels. Para você ter idéia do tamanho com que suas imagens aparecerão no site ou e-mail, observe que a tela de seu computador possui pixels de largura por pixels de altura.

2. Alterar a resolução da imagem, ou seja, quantos pontos existem em cada polegada da sua imagem. Lembrando que toda imagem digital é formada na tela por pontos minúsculos (dots). Quanto mais pontos por polegada (ou DPIs), tiver na sua imagem, maior será o arquivo gravado. Para a internet, a imagem só precisa de 72dpi a 80dpi para aparecer com nitidez.

   
  1. Após a instalação do programa JPEG Imager, abra-o pelo ícone na area de trabalhos ou pelo menu Iniciar > Programas > JPEG Imager. No menu do programa, clique na opção "File" em seguida " Open..."

Localize a imagem que você quer "tratar" em seu computador e clique em OK.
   
 
   
  2. Selecione a opção do menu Image > Resample.... (Imagem > Redimensionar)
   
 
   
  3. - Aparecerá uma nova janela, nela você alterará as dimensões da imagem sendo Width para LARGURA e Height para ALTURA. Entre com os valores para Width em seguida com os valores para Height, e clique em Ok.
   
 
  Obs.: A medida padrão do JPEG Imager é Pixels.
   
  4. Agora vá no menu "Image", e selecione " Resolution...." (Imagem > Resolução)
   
 
   
  5. - Uma nova janela se abrirá. No campo Resolution digite o valor 72, e clique em OK.
   
 
  72 dpi ou pixel/inch é o mais comum e altamente aconselhável para uso na internet. Com a evolução do monitores de computador, alguns designers também trabalham com 96 dpi.
   
  6. Em seguida clique no menu "File" e " Save as..." (Arquivo > Salvar como...) para gravar uma cópia da sua imagem já redimensionada e com a nova resolução. Aconselhamos salvar sua imagem com outro nome, ou em outra pasta, como uma cópia do arquivo original, pois caso haja substituição de um arquivo pelo original esse não poderá ser recuperado.

Também não é aconselhável aumentar dimensões ou resolução de imagens pequenas, isso costuma causar perda de definição da imagem (imagem borrada).
   
 
 
  O programa que utilizamos nesse tutorial pode ser substituido por outros que fazem o mesmo trabalho, como Adobe Photoshop, Macromedia Fireworks, Corel Phtopaint, etc. Em geral, o procedimento é bem parecido.