O Blog da Vega reuniu 15 dicas de redação para SEO, para ajudar seus textos a serem bem recebidos pelos leitores e terem um bom posicionamento nos sistemas de busca, como Google, Yahoo e Bing. Essas dicas se referem tanto a textos de páginas para sites quanto a posts de blog e artigos on-line. Muitas delas não chegam a ser regras oficiais, mas são recomendações que têm mostrado bons resultados.

Seja você um blogueiro, webmaster, redator web (web writer) ou proprietário de site que utiliza ferramentas de redação on-line, é importante saber escrever para a web de forma técnica, mas que também agrade seu público. Ter um bom posicionamento será vital para atrair mais leitores, aumentar a relevância de seu site e, consequentemente, rentabilizar seu projeto web.

Dicas de redação para SEO

Confira abaixo essas 15 técnicas de SEO

  1. Escrever o texto sempre focando no seu usuário. Na internet, o leitor é rei! Excesso de preocupação com SEO, com frases desconexas ou com termos repetidos,  pode deixar o texto muito artificial e desagradável para que o lê.
  2. Defina uma palavra-chave. Uma palavra ou expressão que será o ponto central do texto. Ela representa o interesse do leitor ou o produto, serviço ou assunto que você quer promover.
  3. Utilize a palavra-chave no título, no primeiro parágrafo do texto e, se puder, em algum subtítulo.
  4. Repita a palavra-chave também em outras partes do texto, mas não exagere. O excesso de repetições torna o texto desagradável e pode provocar sanções on-line, pois é considerado trapaça (Black Hat).
  5. Alias, é bom conhecer as chamadas técnicas de SEO Black Hat para evita-las e, assim, não sofrer punições pelos buscadores.
  6. Utilize palavras similares e sinônimos da palavra-chave nos parágrafos, mas nunca crie um bloco de texto sem sentido com essas expressões apenas para tentar melhorar seu posicionamento, isso também é passível de punição.
  7. Ter um conhecimento básico de formatação de texto em HTML poderá lhe trazer vantagens, afinal essa é a linguagem fundamental da Internet. Vale a pena saber como são formadas as tags (códigos) dessa linguagem, em especial as tags de cabeçalho (Meta Tags) que são lidas pelos sistemas de busca.
  8. Crie uma descrição do texto com cerca de 150 caracteres, incluindo espaços, utilizando a palavra-chave. Esse texto poderá ser usado no campo resumo (para sites feitos em WordPress, por exemplo), na tag “Meta Description” do HTML da página e nas ferramentas de SEO, abaixo do título do post.
  9. Modelo de redação SEO
    Modelo de layout com algumas técnicas para redação web

    Crie uma hierarquia de títulos. O primeiro título será o principal (Título 1). Nenhum outro terá o mesmo nível. Os demais serão secundários (Título 2) ou terciários (Título 3 até Título 6). Mas não basta apenas utilizar letras grandes ou de cores diferentes. É possível fazer essas marcações de títulos de forma correta no editor de textos do site ou no próprio Word.
    Obs.: Em HTML utiliza-se as tags <h1>, <h2> … <h6>.

  10. Listas de itens facilitam a redação, pois ajudam a separar as ideias e, ao mesmo tempo, são interessantes para o leitor, pois tornam a leitura mais ágil. Títulos anunciando um número de itens também são atrativos.
    Ex.: “10 Dicas para a Saúde”
  11. Destaque algumas palavras com negrito. Isso facilita a “leitura dinâmica” para quem está com pressa em saber se o conteúdo é interessante.
  12. Utilize alguns links internos, que levam o usuário para outras páginas do seu site ou blog.
  13. Utilize pelo menos uma imagem para ilustrar o texto. O nome da imagem e o “texto alternativo” também são importantes e podem levar sua palavra-chave.
    Dica.: A imagem deve ter pelo menos 550 pixels de largura e resolução máxima de 96 dpi. No WordPress, não esqueça de definir também a “Imagem Destacada”.
  14. Utilize 300 palavras, no mínimo, no texto inteiro ou no bloco de parágrafos abaixo de cada subtítulo.
  15. Escreva parágrafos curtos e divida as ideias em frases. Sempre que possível, evite frases com mais de 20 palavras.

Se, após ler essas dicas, você ainda se sente inseguro com otimização de páginas e redação para SEO, então confie essa tarefa a um profissional experiente. A Vega Web está no mercado há mais de 16 anos e poderá lhe ajudar a tornar seu conteúdo mais atrativo para seu público (clientes ou leitores), bem como para os buscadores da Internet, através de técnicas confiáveis e eficientes. Fale conosco e confira!

Marcelo Martins
Web Designer e Redator Web