A Vega Web recepcionou no dia 27 de março seu segundo Google Partners Connect Live, uma transmissão ao vivo, via YouTube, exclusiva para agências afiliadas ao programa de parceria do Google. Dessa vez, o tema do evento foi “Dia das Mães 2018”. Estiveram presentes na sede da Vega convidados de empresas parceiras, clientes atuais e potenciais, que vieram conhecer as oportunidades que a segunda maior data do comércio brasileiro pode trazer para seus negócios.

Google Partners Connect Live Vega Web - Dia das Mães

Todos foram recebidos com um welcome coffee e puderam aproveitar o momento para network, enquanto aguardavam o início do evento. Já na sala de vídeo, as transmissões tiveram início com uma introdução feita por Brígida Perrela, Coordenadora de Marketing do Google. Ela anunciou a programação do evento e apresentou os dois palestrantes on-line do dia e o que cada um traria para os presentes.

A importância de estar on-line

Na primeira apresentação, Keiko Mori, Especialista de Produto do Google Brasil, falou sobre como a internet vem mudando o comportamento do consumidor e como pode mudar os negócios. Citou números importantes para o mercado, como o de 137 milhõies de brasileiros que acessam a rede hoje em dia (60%), dos quais 111 milhões o fazem via celular (81%). E cada vez mais os usuários procuram produtos e serviços de interesse on-line. Diariamente, 500 milhões de novos termos de buscas são registrados pelo Google.

Keiko destacou que a jornada de compra está mais complexa, não linear e um pouco “caótica”. O consumidor realiza diversas microinterações on-line durante o dia. As visitas às lojas físicas têm diminuído, mas as vendas estão aumentando. A diferença é que o comprador chega na loja mais informado. Por exemplo, 79% dos consumidores pesquisam on-line antes de comprar eletroeletrônicos. Porém, 94% das vendas ainda são feitas nas lojas físicas. Daí a importância do tempo de carregamento do site da empresa. Se a página leva mais de 3 segundos para aparecer na tela, mais da metade dos clientes abandona o endereço virtual, diminuindo as chances de ele visitar o endereço físico. Velocidade é dinheiro: 1 segundo de espera pode influenciar as conversões em até 20%!

Dia das Mães: Como aproveitar uma das maiores datas do comércio

Na segunda palestra temática do dia, Victor Brotto, Líder de Inteligência de Mercado, lembrou que o Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais importante para o comércio, perdendo apenas para o Natal. 72% da população brasileira comemora a data. E as oportunidades estão tanto nos produtos como em serviços, por atingir vários segmentos do comércio.

O Dia das Mães também é a maior data do primeiro semestre e ocorre num momento em que o consumidor diminuiu suas dívidas de início de ano, como IPTU, IPVA, material escolar, etc. O Brasil tem 67 milhões de mães. 71% delas estão conectadas. Victor alertou que o consumidor começa a pesquisar sobre a data um mês antes. O pico das buscas ocorre uma semana antes. E não são só as mães e madrastas que recebem presentes: apesar de serem 88% das presenteadas, elas dividem a atenção (e os presentes) dos compradores com as esposas (17%), avós (15%), sogras (14%) e filhas (5%).

Além do aumento de pesquisas por produtos, há também um aumento na busca por serviços, como salões de beleza (+57%), reserva em restaurantes (+26%), SPAs (+23%), ingressos para teatro (+21%) e passagens aéreas (+17%). Ocorre também um crescimento na busca por vídeos relacionados ao Dia das Mães. Em 2017 foram 50 milhões de visualizações. O consumidor procura por vídeos de inspiração, tipo “faça você mesmo seu presente”, dicas do que comprar, etc.

Vega Web: A importância de planejar o Marketing Digital

O Google encerrou suas transmissões do Google Partners Connect Live com uma sessão de perguntas e respostas. Em seguida, foi a vez de Alessandro Carvalho, Diretor de Negócios e Tecnologia da Vega Web, responder às dúvidas dos presentes e falar sobre a importância do planejamento do Marketing Digital das empresas, definindo orçamento e coordenando os canais – como site, loja virtual e mídias sociais – para que a comunicação seja homogênea e direcionada.

Alessandro apresentou a Vega Web e sua equipe, contou um pouco da história da empresa, destacou alguns clientes e projetos e falou sobre os serviços que são oferecidos. Informou que, para 2018, o objetivo da agência é encontrar empresas com o compromisso de realizar resultados permanentes através de metas acompanhados sistematicamente e de processos definidos que possibilitem condições reais para a conversão de negócios.

Web Designer e Redator Web

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