As festas juninas e o Marketing Digital

O mês de junho de 2018 está bem movimentado, ao menos para o marketing. Além da Copa do Mundo de Futebol, já tivemos o Dia dos Namorados e ainda temos as Festas Juninas, que homenageiam três santos católicos em datas diferentes: Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29). Mas essas festas típicas, há muito, deixaram de ser consideradas religiosas, regionais e restritas a poucos setores do comércio e serviço. Empresas de diversos setores estão atentas às oportunidades que essas comemorações tradicionais podem representar.

As festas juninas e o Marketing Digital

Em geral, ações de Marketing Digital são planejadas com bastante antecedência e implantadas ao menos um mês antes da data-chave. De fato, empresas que se prepararam para o período estão com suas campanhas “a todo vapor”. Mas, como as festas juninas, hoje em dia, além permear todo o mês de junho, avançam por julho e até agosto (principalmente por causa das férias escolares), ainda é possível, sim, efetivar algumas ações e aproveitar o momento para aumentar as vendas.

Para além do mês de junho

Além de considerar que, após as festas juninas, existem as festas “julinas” e até “agostinhas”, as empresas podem, de acordo com seu público-alvo, abrir mão do aspecto religioso e focar mais no gosto do brasileiro pela vida rural ou sertaneja. Mesmo quem não tem ou teve uma vivência interiorana, costuma apreciar a alegria das festas típicas da estação, o estilo, as músicas e danças, as brincadeiras e, claro, as comidas típicas. Isso tudo ainda pode ser combinado com o clima da Copa do Mundo, que vai até o meio de julho.

O interesse on-line por itens ligados aos festejos juninos começa a aumentar em maio. Em 2017 as buscas relacionadas cresceram 8% em comparação com o ano anterior. Apesar de grande parte das pesquisas serem por receitas de comidas típicas, segundo o Google, termos genéricos, decoração e looks também são muito pesquisados. Sem falar na grande repercussão dos eventos nas redes sociais.

Confira abaixo alguns dos termos mais procurados em 2017:

Buscas sobre Festas Juninas 2017
Buscas no Google relacionadas a Festas Juninas em 2017

Portanto, ainda há tempo para realizar algumas ações – mesmo que “emergenciais” ou fora de época – de Marketing Digital, aproveitando toda a animação das festas juninas e melhorar o resultado de suas campanhas, seja de vendas, lançamento de produto ou sedimentação de marca. E existem oportunidades para diversos setores do varejo e serviços, como alimentação, vestuários, decoração de eventos, entre outras, para lojas fixas ou on-line (e-commerce). Precisando de uma ideia? Entre em contato com a Vega Web e descubra como podemos ajudar sua empresa.

Marcelo Martins
Web Designer e Redator Web

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *