Dicas Black Friday

Previna-se para que sua Black Friday não se torne uma Bad Friday!

Com o otimismo crescendo lenta, mas progressivamente, existe uma boa expectativa para o período de descontos anual conhecido como Black Friday. Segundo a Ebit, existe uma previsão de que o movimento para este período seja de R$ 2,5 bilhões. A “Sexta-feira Negra” (livre tradução do termo) já deixou de ser apenas uma simples sexta, estendendo-se para a semana inteira (Black Week) e até para o mês de novembro inteiro (Black November) em algumas empresas do varejo.

Dicas Black Friday

E, mais do que nunca, o comércio eletrônico tem uma grande participação no volume de negócios neste período. No entanto, existem problemas em relação às ofertas e descontos oferecidos, que vão da famosa “metade do dobro” a dificuldades de entrega do produto, entrega de produtos diferentes do esperado e até fraudes. Para isso, escrevemos este post para destacar alguns aspectos importantes para você sair às compras com mais segurança.

4 providências importantes antes de sair as compras no Black Friday

Ao se lançar nas compras sem nenhum preparo prévio, corre-se um sério risco de as ofertas dos sonhos se tornarem um pesadelo. Por isso, destacamos quatro pontos importantes para você fazer a suas compras na Black Friday com mais segurança, evitando assim frustrações durante e depois das compras:

  1. Escreva a sua lista de desejos: Antes da Black Friday, monte uma lista de produtos que você quer comprar aproveitando os descontos. Não esqueça de colocar o preço médio e o menor preço dos produtos para servir de referência quando for escolher uma loja;
  2. Defina previamente as lojas para a compra: Fazer uma análise prévia das lojas que você gostaria de realizar suas compras pode trazer uma grande segurança. Verificar se há reclamações no PROCON e em sites especializados na avaliação e reputação no mercado – e demais informações que puder levantar – vai proporcionar uma garantia maior contra problemas como os citados no início deste post;
  3. Verifique os valores para o frete: Dependendo do valor da compra todo o desconto conseguido na loja pode desaparecer com o preço da entrega. Portanto, fique atento a este detalhe! Convêm para as lojas que são possíveis fornecedores de produtos, simular o cálculo do frete. É uma atitude preventiva quanto às surpresas negativas que o cliente possa ter no momento do fechamento da compra;
  4. Segurança técnica: A loja virtual precisa oferecer garantias básicas para o seu funcionamento e transação de dados pessoais do consumidor, como possuir um Certificado SSL. Este certificado é identificado há muito tempo nos navegadores por um cadeado ao lado do endereço – alguns navegadores indicam o site como “Não seguro” caso não possua um certificado SSL válido. É identificado também no endereço da loja virtual, que começa com “HTTPS”. Esse certificado garante que os dados que transitaram durante uma compra estão criptografados. Portanto, em uma eventual intercepção da transação, essas informações não serão legíveis para o interceptador ou hacker, proporcionado, assim, segurança na operação.

PROCON disponibilizada a lista de sites não confiável para compras

Em razão do movimento esperado para a Black Friday, o PROCON-SP mantém uma lista atualizada de sites não confiáveis para que o consumidor esteja atento no momento de realizar suas compras. Vale lembrar que algumas empresas podem recuperar sua credibilidade ou novas empresas demorarem para entrar na lista. Portanto é importante pesquisar em outras fontes como citamos anteriormente neste post para ter certeza se a loja é confiável ou não no momento da compra.

Clique para acessar a lista do PROCON de sites e lojas virtuais que devem ser evitadas.

Segue abaixo alguns links úteis para complementar as informações que apresentamos neste post e como conclusão recomendamos usar estas informações para não transformar as suas oportunidades de ofertas e compras no Black Friday em uma verdadeira “Bad Friday” ou “Black Fraude”, evitando problemas maiores. Boas compras!

Sites úteis para a sua Black Friday

CEO da Vega Web