Link para WhatsApp

Que tal um link direto para o WhatsApp em seu site para agilizar suas conversões?

Não é necessário evidenciar que o WhatsApp atualmente é um dos mais populares aplicativos de mensagens instantâneas do mundo, e o mais usado no Brasil. Com sua interface simples e intuitiva, ganhou rapidamente adeptos e está presente no cotidiano das pessoas, para os mais diversos fins pessoais, profissionais e comerciais.

WhatsApp nos Negócios

É justamente no seu uso comercial que iremos focar nossa atenção pois, devido à facilidade de comunicação, que permite estabelecer uma conversa em tempo real ou apenas deixar uma mensagem para um retorno posterior, empresas de diversos segmentos estão admitindo em seu atendimento o uso desta tecnologia.

Link para WhatsApp

Atualmente, dentro da estratégia de atendimento das empresas está a disponibilização de um número de celular para comunicação via WhatsApp, que é distribuído de diversas formas: do site até anúncios, redes sociais e assinaturas de e-mail. Disseminar esse número, contando com um atendente que garanta a resposta – se não imediata, rápida o suficiente – pode aumentar a possibilidade de negócios.

Não basta só divulgar o número do WhatsApp

Existe porém um entrave técnico que pode levar a uma frustração tanto dos usuários quanto no resultado que as empresas terão com esta estratégia: como incluir o número da empresa na lista de contatos do celular do usuário? Parece algo sem importância, mas pode fazer toda a diferença, se imaginarmos alguém que, por exemplo, se interessa pelo nosso produto ou serviço e está utilizando o celular no meio da rua!

No entanto, existe uma solução simples, que pode mudar completamente o retorno do usuário para o seu atendimento: o WhatsApp tem uma API que permite à pessoa (cliente) iniciar uma conversa com seu atendente sem que ela tenha o número de sua empresa salvo na lista de contatos. Basta criar um hiperlink de HTML simples, que funciona tanto no App do smartphone (Android e iOS) quanto no WhatsApp Web, interface do aplicativo para computador).

Como criar o meu link do WhatsApp?

Para criar seu próprio hiperlink para o WhatsApp é simples: basta montar o link com o endereço da API do WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone= seguido pelo número de telefone, em formato internacional completo, do seu serviço de atendimento. Não precisa colocar o zero (0) na frente ou qualquer outro caractere especial, somente números:

Ex. 1)

 https://api.whatsapp.com/send?phone=5511999999999

Ainda é possível definir um texto inicial da conversa, ou seja, uma mensagem pronta que aparecerá no campo de texto da conversa do usuário, como se ele tivesse digitado. Para isso é necessário enviar um parâmetro extra “text” na sequência do número (lembrando que o texto deve estar codificado para link do navegador). Como exemplo, seu link deve seguir esta estrutura:

Ex. 2)

 https://api.whatsapp.com/send?phone=5511999999999&text=Eu%20estou%20interessado%20no%20seu%20produto

Onde:

https://api.whatsapp.com/send?phone= -> Endereço da API do WhatsApp

55 -> DDI do país (Nesse caso, doBrasil)

11 -> DDD do estado (nesse caso, de SP)

999999999 -> Telefone do WhatsApp da empresa, sem pontos, traços ou espaços

&text= -> Parâmentro extra para incluir texto inicial (opcional)

Eu%20estou%20interessado%20no%20seu%20produto -> Texto inicial, codificado como link (URL)*

Seu link para WhatsApp poderá ser usado no site da empresa, no blog, na assinatura do e-mail, em algumas redes sociais que permitem HTML nas postagens e até em documentos do Office e PDFs.

Conclusão

Considerando a simplicidade e importância da criação de link direto para o WhatsApp fica nosso conselho: providencie o quanto antes a mudança da divulgação de seu atendimento por meio desse aplicativo, utilizando esse link direto com a maior brevidade possível! No momento que você está lendo esse post uma oportunidade de negócio pode estar sendo perdida. É uma atitude simples que vai viabilizar esta comunicação, afinal, nos dias de hoje, quanto mais prático e mais fácil para o usuário, maiores serão as possibilidades de negócios.

 

– – – – – –
* Dica:
No site https://meyerweb.com/eric/tools/dencoder/ você pode converter textos em código para links (URL). Basta colocar seu texto no box e clicar no botão “Encode”.

CEO da Vega Web