Você já deve ter ouvido a expressão “estava no lugar certo, na hora certa”. Pois é, isso é o que vai acontecer com as marcas que souberem aproveitar os chamados micro-momentos.

Afinal o que são Micro-momentos?

Há dois anos o Google apresentou ao mercado a ideia de micro-momentos para descrever um comportamento que, com a popularização do mobile, se tornava predominante.

Esses momentos ocorrem quando as pessoas usam o smartphone para satisfazer uma vontade pontual de aprender, de fazer, de descobrir, de assistir ou comprar algo. São instantes de real intenção em que decisões são tomadas e preferências são moldadas em questão de minutos ou segundos.

Micro-momentos

Segundo o Google, o varejo é um bom exemplo de setor que tem passado por uma grande mudança por causa dos dispositivos móveis. Um em cada três consumidores prefere consultar seu celular dentro da loja ao pedir informações a um atendente. Dos usuários de smartphones, 74% consultam seus telefones enquanto estão em pé numa loja decidindo qual produto comprar.

Momento Eu Quero Saber

Você está assistindo um filme e quer saber o nome do ator principal, do diretor ou ainda se foi vencedor de algum prêmio, por exemplo. Ou talvez, como agora, quer saber “o que é micro-momento?”. Esse tipo de momento é impulsionado pela curiosidade e busca de informação.

Momento Eu Quero Ir

Bate aquela fome, então a pessoa quer saber onde fica o restaurante mais próximo e faz a pesquisa no celular.  Ou pensa algo do tipo: eu tenho a impressão que tem uma loja X por aqui e saca sua “bola de cristal” do bolso e Tchannn… não falei que tinha!

Momento Eu Quero Fazer

É aquela pesquisa que a pessoa faz procurando aprender algo para fazer. Por exemplo, você pensa em fazer um bolo e não quer procurar a receita ou prefere fazer algo diferente, então pesquisa: como fazer um bolo. Além de achar a receita, você ainda vai encontrar diversos vídeos com o passo a passo para não correr riscos de errar. Depois é só saborear… Hummm!

Momento Eu Quero Comprar

Seu smartphone apresenta pela “enésima” vez aquela mensagem: memória cheia. Você não está mais a fim de ficar apagando coisas, também não quer guardá-las no drive e acha que já está na hora de trocar de celular. Você pesquisa “no celular” quais os modelos disponíveis, faz as comparações, procura os preços. Então decide o modelo, o melhor custo/benefício e finalmente COMPRA. Muitas vezes faz tudo isso sem sair do quarto.

Micro-momentos: Tendências e Oportunidades

Hoje a importância dos micro-momentos como comportamentos estabelecidos só cresce. O consumidor está cada vez mais exigente e informado, esperando por informações cada vez mais úteis, mais personalizadas e mais imediatas. As pessoas também esperam experiências digitais criadas sob medida para elas – incluindo resultados geolocalizados de acordo com o lugar onde elas estão no momento da busca.

Soluções geolocalizadas

Sabe quando você precisa reservar mesa num restaurante no último minuto? E hotel? Ou de uma farmácia 24 horas? Os celulares são o principal recurso usado por pessoas que precisam resolver algo, tomar decisões ou comprar alguma coisa repentinamente. Comparado com há um ano, hoje os usuários de smartphones estão 50% mais inclinados a querer fazer uma compra imediatamente quando estão usando o aparelho.

As empresas e marcas que conseguem atrair os consumidores de forma mais eficaz e que atendem às necessidades desses micro-momentos são as que sairão na frente. E a sua empresa, está preparada para esse momento mágico? Se precisar de apoio entre em contato com a Vega Web e poderemos estudar juntos a melhor maneira de fazer com que seu produto ou serviço esteja no instante e local certos para satisfazer seu cliente.

Diretora de Marketing da Vega Web

2 respostas a “Micro-momentos – Sua empresa está preparada?”

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