Como citei na matéria anterior a Internet é composta de uma rede pessoas que acessam websites ou sites (são sinônimos, significam um conjunto de páginas dentro de determinado endereço WWW) na Internet, com este entendimento, vamos ilustrar como funciona a forma com que se realizam negócios na Internet comparando um site na Internet com um stand em uma feira de negócios.

Vamos a nossa comparação, você toma as providências para participar desta feira, compra o espaço, prepara seu material de divulgação, a decoração do stand, etc (construção de seu site), e aí chega o grande dia onde você inaugurar seu stand (lançamento do seu site quando ele estará disponível para acesso), e aí os primeiros visitantes começam a entrar no seu stand (desta vez não será necessário traduzir, pois o termo “visitante” também é utilizado para as pessoas que acessam os sites), e entra mais um, mais dois, mais dez e… e ai eu faço uma pergunta: Não está faltando nada ?

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Vamos começar lá no início de nossa história: “Você entendeu que é importante a sua participação na feira”, e ai você saiu fazendo, e foi sem planejar! Eis ai você, com seu site montadinho, bonitinho e… e eu faço mais uma pergunta: O que você vai fazer com os seus visitantes? Cem visitas vão gerar negócios para sua empresa? (seus amigos, parente e alguns poucos que acharam seu site ou stand por acaso). Saibam que muitos sites são construídos desta forma, e infelizmente esta atitude de “vou fazer um site e ver no que vai dar” produz apenas um resultado: A frustração do proprietário do site, pois um site construído desta forma “não vai dar em nada”.

Para fazer negócios na Web, em primeiro lugar você precisa tratar o seu site como um negócio, ou seja, estabelecer metas, depois planejar e acompanhar todos os passos, mudando de estratégia se for necessário.

Definir o que se pretende obter com a Internet, escrever suas metas e compor seu planejamento com monitoramento sistemático é vital para que os resultados comecem a se concretizar porque tudo fica muito definido.

Por isso para auxiliar nesta relevante tarefa, faço algumas perguntas chave para que reflita:

  • Por que você quer um site na Internet?
  • Qual o resultado você quer obter na Internet?
  • Você quer vender?
  • Quer divulgar?
  • Quer institucionalizar sua marca?
  • Quer captar cadastros?
  • Quer compor um site de conteúdo (portal) para vender publicidade?

Esta definição é fundamental para que possa fazer o seu planejamento, que envolve desde a definição de metas até o monitoramento dos resultados. Com esta definição poderemos responder a algumas perguntas que vão dar uma visão geral de seu negócio em relação à Internet e com isso, um direcionamento ao planejamento: Quem sou? Onde Estou? Onde Quero Chegar? Como faço para chegar lá? Vamos analisar cada uma destas perguntas numa próxima matéria, pois entender e orientar suas metas e seu planejamento em função disso fará que seu projeto para a Internet seja mais consistente, coerente e o melhor, traga resultados.

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CEO da Vega Web