Atualização do Google

No dia 21 de abril de 2015 (sim, em pleno feriadão do Dia de Tiradentes, aqui no Brasil!) o Google lançará uma atualização de seu sistema de busca que está causando uma verdadeira correria entre os administradores de sites. A nova versão se chama “Mobile Friendly” e não é à toa: a partir da data anunciada, o buscador passará a levar em conta sites que estão preparados para uma melhor exibição em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Atualização do Google

 

O novo algorítimo do sistema de busca fará uma avaliação automática dos sites. Aqueles que não forem considerados “amigáveis” para aparelhos portáteis poderão perder posição no resultado das buscas. Ou seja, a atualização do Google será um verdadeiro “Armagedom”, ou melhor, “mobilegeddon” para muitas páginas on-line. Já as que estão preparadas para essas mídias receberão uma marcação ao lado do nome, na listagem, informando ao usuário que o site é mobile friendly.

O que o Google levará em consideração?

A princípio, serão avaliados três quesitos principais: A presença da tag de viewport no código HTML da página (que define o tamanho da página com relação à tela do dispositivo, entre outras coisas), o tamanho das letras dos textos e a distância entre os links e botões. Para evitar problemas com os usuários móveis e com o Google, muitos webmasters estão optando por aplicar técnicas de design responsivo em suas páginas, fazendo com que o site antigo se adapte a diferentes telas.

Outras alternativas mobile friendly

Sites que utilizam plataformas tipo CMS (Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo), como WordPress, Joomla, Drupal, etc. têm a opção de instalar temas ou plugins que o tornam responsivos. Outra alternativa é criar uma versão exclusiva do sites para esses aparelhos, com design, conteúdo, recursos e endereço diferenciados. Ao acessar o endereço principal com um celular ou tablet, o usuário é redirecionado para a url mobile da página. Nesse caso, é preciso um planejamento maior para identificar as necessidades e criar soluções específicas para esse usuário.

Cuidado com os improvisos

De qualquer forma, é importante que o proprietário do site – seja corporativo, pessoal, profissional ou loja virtual – se não tiver conhecimento de programação web e técnicas de SEO, procure uma avaliação profissional para definir a melhor solução para seu caso, evitando prejuízos não só na indexação e posição da página junto aos sistemas de busca, mas também com seus clientes.

Preocupado com seu site? Faça o teste

O Google disponibilizou uma ferramenta on-line para avaliar a situação de sites com relação aos dispositivos móveis. Para utilizar, basta acessar o endereço abaixo e fornecer o endereço da página. Na dúvida, entre em contato com a Vega Web e deixe seu site pronto para a Internet móvel!

Testar meu site com o Google Mobile Friendly

Web Designer e Redator Web