Usuários dos principais Apps do Facebook poderão em breve trocar mensagens entre si

O Facebook anunciou que pretende integrar o recurso de troca de mensagens diretas (chat) de seus três maiores aplicativos: WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram Direct. A integração visa a praticidade, mas com foco também na privacidade dos usuários. Essa mudança deverá mudar não só a forma como usuários comuns utilizam suas redes, como também as empresas lidam com suas campanhas de marketing digital.

WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram Direct poderão trocar mensagens

A empresa está trabalhando na unificação das plataformas para que o usuário possa enviar mensagens diretamente de uma para outra, de forma prática e segura. Por falar em segurança, o próprio Mark Zuckerberg exigiu de sua equipe um sistema de criptografia de ponta-a-ponta entre os apps para diminuir o risco de vazamentos.

Por enquanto, o Facebook pretende manter os três aplicativos separados, apenas com a possibilidade de “conversarem” entre si, utilizando a mesma base de comunicação. Isso torna a gestão mais fácil para a empresa e mais simples para o usuário, que não precisará mais ter cadastros nos três mensageiros nem saber o número do telefone do destinatário para, por exemplo, mandar uma mensagem do Facebook para o WhatsApp dele (ou mesmo um SMS). Para isso, os contatos deverão ser compartilhados entre as redes.

Mensagens do WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram Direct com menor tempo

Outra mudança anunciada pelo CEO do Facebook em seu perfil é a redução do tempo em que mensagens e stories ficarão disponíveis para os usuários nas redes sociais, fazendo com que essas publicações desapareçam automaticamente ao expirarem (como já é visto nos stories do Instagram). Mensagens de bate-papo também poderão ter um prazo, que poderá ser de um mês ou um ano.

A previsão é de que a integração seja apresentada aos usuários do WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram Direct entre o final de 2019 e início de 2020. Talvez para lembrar aos usuários que as três plataformas pertencem à mesma empresa, o Facebook também está acrescentando seu nome nelas. A mudança já pode ser vista na Google Play Store e na App Store da Apple, onde se lê “Instagram do Facebook” no descritivo desse app. Até o momento, o WhatsApp só recebeu o nome da família na loja da Apple.

Web Designer e Redator Web