São muitas as vantagens de ter um chat online no site ou loja virtual, mas é fundamental fazer um planejamento e se preparar para implantar um atendimento online eficiente. Além disso, é importante um acompanhamento para evitar erros comuns que podem passar despercebidos ou acontecer posteriormente. Veja abaixo:
O que evitar em seu Chat Online
- Pessoal desqualificado: Colocar alguém despreparado no atendimento on-line pode ser um “tiro no pé”, podendo levar a consequências catastróficas. Nunca cogite a possibilidade de colocar alguém que não tenha as condições mínimas para desempenhar um atendimento comercial ou técnico;
- Falta de atendentes: Não adianta ter um chat online onde raramente tem alguém que esteja à disposição para o atendimento! Tenha um horário fixo de atendimento, de preferência nos períodos de maior visitação do site ou loja virtual, ou ao menos no horário comercial;
- Horário indefinido: Não saber exatamente quando o usuário pode ser atendido causa frustração no usuário. Deixe claro, em local de fácil acesso, os horários de atendimento, para que o usuário possa se programar quando desejar interagir através do chat da empresa;
- Bots ao invés de atendente: Se existe algo que pode deixar um usuário revoltado, é causar o engano de que o atendimento está sendo feito por uma pessoa e não por um sistema! Deixe bem claro para o consumidor quando o atendimento for automatizado, e não feito por um atendente real;
- Falta de atendimento alternativo: Não haver outras opções, como um simples formulário de contato, na ausência eventual de um atendimento online é prejuízo na certa! Na falta de atendentes, permita o fácil acesso a outros canais de comunicação, como um formulário, telefone, e-mail ou redes sociais como whatsap, para que haja um contato posterior;
- O retorno que nunca acontece: O fato de se ignorar os contatos ocasionados fora do período de atendimento demonstra a total falta de compromisso com o consumidor. Esse desdenho vai ao encontro do fracasso de seu relacionamento comercial! Tenha uma atenção especial com todos os contatos recebidos e nunca deixe de responder a nenhum deles;
Planejamento, atenção na implantação e cuidado constante no atendimento são ingredientes fundamentais para um chat online eficiente, que traz credibilidade para a empresa e satisfação para o cliente.
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