Email Marketing eficiente

Ao contrário do que muitos afirmam, NÃO, o e-mail não está morto! Mas ele está evoluindo. Por isso é preciso repensar as estratégias de suas campanhas de E-mail Marketing. Já passou a época em que publicidade online se resuma a reunir o máximo de informações da sua empresa e mandar tudo para o máximo de e-mails possível.

O Marketing Online (ou Web Marketing) exige cada vez mais planejamento, estratégia e objetividade. Por isso, a Vega Web reuniu, de forma resumida, 14 técnicas que poderão tornar suas campanhas de e-mail marketing mais eficientes. Confira abaixo e não perca mais tempo nem negócios:

Email Marketing eficiente

Regras básicas para campanhas de e-mail marketing

  1. Nunca compre listas de e-mails. Provavelmente, grande parte dessa lista será de e-mails inativos ou de pessoas que não têm interesse em seu produto. Além disso, enviar mensagens para listas compradas não é “mala direta”, é SPAM!
  2. Construa sua lista de e-mails através de uma estratégia de opt-in bem planejada e mantenha essa lista sempre atualizada. Uma das formas de se fazer isso é incluir formulários no seu site, convidando seus clientes a assinarem sua newsletter.
  3. A primeira impressão (ou a primeira mensagem) é a que fica. Faça uma boa apresentação. Além de ter um bom visual, seu e-mail precisa ser objetivo e sedutor.
    • Dica Extra: Se você não tem habilidade com ferramentas de edição gráfica, como Photoshop ou Fireworks, utilize editores on-line para compor as imagens do topo e corpo dos e-mails. Existem ótimas opções como o Canva, o Fotor, o Trakto etc. Essas ferramentas armazenam seus trabalhos na nuvem, permitem download das peças e possuem recursos gratuitos e pagos.
  4. Antes de montar a mensagem, pense no objetivo da campanha e seja específico. Não “aproveite” a mensagem para passar muitas informações de uma só vez.
  5. Especial atenção ao assunto da mensagem. Para o cliente, o texto do assunto pode significar a diferença entre abrir o e-mail ou deletá-lo.
  6. Personalize o e-mail, usando o nome, gênero, localidade e outras informações do cliente para que ele tenha uma sensação de exclusividade e não pense que é apenas “mais um” na lista. Lembre-se de oferecer alguma vantagem para que o cliente continue interessado em fazer parte da lista.
  7. Use técnicas de Design Responsivo e garanta que a mensagem possa ser aberta corretamente em diferentes dispositivos, como computadores, celulares e tablets.
  8. Trace uma estratégia, definindo o objetivo e o público-alvo da ação. Verifique a necessidade de segmentar seu público, mandando mensagens específicas para grupos diferentes, dentro da sua lista.
  9. Mantenha as mensagens relevantes, usando estratégias de conteúdo, como novidades, avisos, lembretes, promoções, lançamentos, pesquisas, etc.
  10. Cuidado com o excesso de e-mails. É mais fácil que mensagens demais cansem seus clientes que os convençam a comprar.
  11. Faça campanhas integradas com os outros meios de comunicação da empresa, como site e redes sociais, sempre respeitando as características próprias de cada mídia.
  12. Faça um acompanhamento sistemático da campanha com ferramentas próprias. Confira as estatísticas: quantos receberam, quantos abriram, onde clicaram etc.
  13. Apresente a opção de sair da lista (opt-out) de forma simples na mensagem e tente descobrir o que está afugentando o cliente. A informação pode servir de base para uma mudança de estratégia.
  14. Não improvise! Campanhas de e-mail marketing precisam de planejamento e atenção profissionais. Se você estiver precisando de uma ajuda com suas newsletters e ações de markeing digital, conte com a Vega Web.
Marcelo Martins
Web Designer e Redator Web