Ao contrário do que muitos afirmam, NÃO, o e-mail não está morto! Mas ele está evoluindo. Por isso é preciso repensar as estratégias de suas campanhas de E-mail Marketing. Já passou a época em que publicidade online se resuma a reunir o máximo de informações da sua empresa e mandar tudo para o máximo de e-mails possível.
O Marketing Online (ou Web Marketing) exige cada vez mais planejamento, estratégia e objetividade. Por isso, a Vega Web reuniu, de forma resumida, 14 técnicas que poderão tornar suas campanhas de e-mail marketing mais eficientes. Confira abaixo e não perca mais tempo nem negócios:
Regras básicas para campanhas de e-mail marketing
- Nunca compre listas de e-mails. Provavelmente, grande parte dessa lista será de e-mails inativos ou de pessoas que não têm interesse em seu produto. Além disso, enviar mensagens para listas compradas não é “mala direta”, é SPAM!
- Construa sua lista de e-mails através de uma estratégia de opt-in bem planejada e mantenha essa lista sempre atualizada. Uma das formas de se fazer isso é incluir formulários no seu site, convidando seus clientes a assinarem sua newsletter.
- A primeira impressão (ou a primeira mensagem) é a que fica. Faça uma boa apresentação. Além de ter um bom visual, seu e-mail precisa ser objetivo e sedutor.
- Dica Extra: Se você não tem habilidade com ferramentas de edição gráfica, como Photoshop ou Fireworks, utilize editores on-line para compor as imagens do topo e corpo dos e-mails. Existem ótimas opções como o Canva, o Fotor, o Trakto etc. Essas ferramentas armazenam seus trabalhos na nuvem, permitem download das peças e possuem recursos gratuitos e pagos.
- Antes de montar a mensagem, pense no objetivo da campanha e seja específico. Não “aproveite” a mensagem para passar muitas informações de uma só vez.
- Especial atenção ao assunto da mensagem. Para o cliente, o texto do assunto pode significar a diferença entre abrir o e-mail ou deletá-lo.
- Personalize o e-mail, usando o nome, gênero, localidade e outras informações do cliente para que ele tenha uma sensação de exclusividade e não pense que é apenas “mais um” na lista. Lembre-se de oferecer alguma vantagem para que o cliente continue interessado em fazer parte da lista.
- Use técnicas de Design Responsivo e garanta que a mensagem possa ser aberta corretamente em diferentes dispositivos, como computadores, celulares e tablets.
- Trace uma estratégia, definindo o objetivo e o público-alvo da ação. Verifique a necessidade de segmentar seu público, mandando mensagens específicas para grupos diferentes, dentro da sua lista.
- Mantenha as mensagens relevantes, usando estratégias de conteúdo, como novidades, avisos, lembretes, promoções, lançamentos, pesquisas, etc.
- Cuidado com o excesso de e-mails. É mais fácil que mensagens demais cansem seus clientes que os convençam a comprar.
- Faça campanhas integradas com os outros meios de comunicação da empresa, como site e redes sociais, sempre respeitando as características próprias de cada mídia.
- Faça um acompanhamento sistemático da campanha com ferramentas próprias. Confira as estatísticas: quantos receberam, quantos abriram, onde clicaram etc.
- Apresente a opção de sair da lista (opt-out) de forma simples na mensagem e tente descobrir o que está afugentando o cliente. A informação pode servir de base para uma mudança de estratégia.
- Não improvise! Campanhas de e-mail marketing precisam de planejamento e atenção profissionais. Se você estiver precisando de uma ajuda com suas newsletters e ações de markeing digital, conte com a Vega Web.