SPAM X E-mail Marketing

Vamos passar algumas dicas sobre a construção de uma campanha de e-mail marketing. Mas como o assunto é extenso, vou dividir em dois posts.

Primeiro vamos esclarecer a diferença entre SPAM e E-mail Marketing

Entender essa diferença é o primeiro passo para redigir suas mensagens comerciais e estabelecer as regras para o envio, como definição de público alvo, montagem de lista de destinatários e escolha de serviço para a montagem e o disparo da campanha.

SPAM é toda e qualquer mensagem que chega (ou nem chega) em sua caixa postal sem ser solicitada, de fonte desconhecida, oferecendo produtos e/ou serviços que não te interessam. Segundo pesquisa de uma empresa britânica, 7 em cada 10 mensagens enviadas em todo o mundo são geradas pela prática de spam.

 

E-mail Marketing é uma mensagem que tem o consentimento do usuário, que fornece o endereço de e-mail (opt-in) através de contato em seu site, contato pessoal, grupos de relacionamento, etc. E também permite que a qualquer momento ele possa sair de seu mailing (lista de e-mails) com um simples clique (opt-out).

SPAM X E-mail Marketing

Devido à grande prática de spam no mundo, estatísticas revelam que cerca de 20% de mensagens legítimas também são bloqueadas, prejudicando remetente e destinatário.

Essa realidade faz com que os resultados das campanhas online sejam baixos. E para piorar ainda a situação, algumas empresas, por falta de conhecimento técnico, enviam spam achando que estão enviando mensagens publicitárias legais e eficientes.

O resultado costuma ser desastroso: excesso de tempo gasto, baixo ou nenhum retorno de investimento, danos à marca ou à imagem do produto, bloqueios e outras punições por parte do servidor, como a inclusão do domínio da empresa em listas negras (black lists) e até mesmo processos judiciais. Mas podemos melhorar e muito se utilizarmos as boas práticas do e-mail marketing.

Confira no próximo post “Dicas para montar um e-mail marketing“.

Diretora de Marketing da Vega Web

Os comentários estão desativados.